segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ÁLGEBRA POR MONTEIRO LOBATO...

Texto extraído do livro REINAÇÕES DE NARIZINHO (A operação cirúrgica)
de Monteiro Lobato.


Rabicó fora chamar o médico. Meia hora depois chegava o célebre Doutor Caramujo, afobadíssimo, de malinha debaixo do braço.
- Quem é o doente? – foi logo indagando.
O médico dirigiu-se para a lata do Visconde, examinou-o e franziu a testa.
- Hum! O caso é dos mais graves. Tenho de operá-lo imediatamente. Sua Excelência está empanturrado de álgebra e outras ciências empanturrantes. Tragam-me uma bácia d’água, toalha e também uma pedra de amolar.
Pedrinho trouxe as coisas pedidas; o médico amolou na pedra a sua faquinha e abriu de alto a baixo a barriga do Visconde.
- Chi! – exclamou fazendo uma careta – Vejam como está esse pobre ventre. Completamente entupido de corpos estranhos.
Pedrinho e Narizinho espiaram aquela barriga aberta e viram que, em vez de tripas, o Visconde só tinha uma maçaroca de letras e sinais algébricos, misturados com “senos”, “co-senos” e “logaritmos” - ou “mangaritmos” – como dizia tia Nastácia.
- Coitado! – exclamaram ambos compungidos. – Está mesmo muito mal.
O Doutor Caramujo tomou uma colherzinha e começou a tirar para fora toda aquela tranqueira científica, depositando-a num pequeno balde que Pedrinho segurava.
- Não tire todas as letras – advertiu o menino. – Se não ele fica bobo demais. Deixe algumas para semente.
- É o que estou fazendo. Estou tirando só o que é álgebra. Álgebra é pior que jabuticaba com caroço para entupir o freguês. (Pg 150)

Ainda foi refletir sobre esse texto como uma professora de matemática...

Um comentário:

Luís Cláudio LA disse...

Oi Ana Lúcia...

Pensando por um lado, para que um sabugo de milho precisa de álgebra, não é mesmo?

Eu também poderia pensar que nas linhas escritas pelo Monteiro Lobato há uma mensagem subliminar que diz: álgebra não serve para nada... e que ele deve saber ler e escrever (o "basicão") e que não precisa ir além.

E indo um pouco mais além, penso que uma boa parcela da população brasileira é como o Visconde após a operação feita pelo Doutor Caramujo.

Grande abraço
Luís Cláudio LA